Publicado por: Repórter Online | 4 de janeiro de 2011

CIDADE>>Operação contra a Dengue

Maxcilene Azevedo  mmaxbrelaz@gmail.com Twitter: Max_Azevedo

Operação combate a Dengue 2011

Prefeitura anuncia 1º LIRAa de 2011, como parte da Operação Impacto de Combate à Dengue.

Na próxima segunda-feira (10), a Prefeitura de Manaus dará início ao 1º Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2011. Por meio do levantamento, serão inspecionados 117.912 imóveis em Manaus.

A partir do LIRAa é possível monitorar a presença das larvas do mosquito da Dengue na cidade, com o objetivo de traçar estratégias que permitam manter a doença sob controle, conforme explica o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato. O LIRAa se estenderá até o dia 21 de janeiro.

O cronograma de inspeções da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) prevê a realização de quatro levantamentos neste ano, mantendo a estratégia de monitoramento permanente da Dengue. O levantamento é feito trimestralmente e com base em seus resultados são definidas as ações de controle da doença, priorizando as áreas onde há maior infestação do mosquito. “Cerca de 300 agentes de endemias estarão envolvidos no primeiro LIRAa de 2011.

As equipes farão a identificação e a eliminação dos focos da Dengue. Esta atividade integra, ainda, as ações da Operação Impacto de Combate à Dengue, iniciada pela Prefeitura no dia 14 de dezembro”, ressaltou Francisco Deodato. O secretário frisa que o índice de infestação de larvas dos mosquitos da Dengue nos imóveis de Manaus caiu de 2,7%, registrado em julho de 2010, para 1,5%, em outubro, mantendo-se abaixo do limite de alto risco de transmissão da doença estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 6%. Operação Impacto. Até o fim desta semana, serão concluídas as visitas e o trabalho de eliminação dos focos do mosquito transmissor da Dengue em mais 44.690 imóveis da cidade. 

 Entre os bairros onde as inspeções serão concluídas nos próximos dias estão Zumbi, Colônia Santo Antônio, Lírio do Vale, Planalto e Cidade Nova. Neste último foram incluídos no cronograma de visitas os conjuntos e comunidades Amazonino Mendes I; Novo Aleixo I, II e III; Colônia Japonesa; Núcleos 15 e 16; Conjunto Águas Claras; Conjunto Vila Rica; e Parque das Garças I e II.

Os próximos locais a receberem as equipes serão São José II, Alvorada e Bairro da Paz, ainda na primeira quinzena de janeiro, de acordo com o cronograma da Semsa. No total, 3.200 agentes e militares estão envolvidos nas atividades de identificação e tratamento de criadouros do mosquito transmissor da doença, em imóveis de todas as zonas da cidade.

O cronograma de visitas da Operação prevê inspeções em 392.882 imóveis. A meta é reduzir a menos de 1% o Índice de Infestação Predial (IIP) pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, até março de 2011, quando a Operação Impacto deve ser finalizada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: